20/07/2013

SOS Cozinha! Pintando azulejos...

Ainda não mudei, mas comecei a pintar os azulejos, fiz tudo uma semana antes, pois a tinta de azulejo precisa secar muito bem!

A cozinha era assim...



Desta vez utilizei uma tinta especial para azulejo, não quis usar epóxi, pois estava bem mais cara e gostei bastante do resultado.

Materiais utilizados:



Segui exatamente as instruções do fabricante.
 


Para cobrir bem os rejuntes utilizei um pincel e depois passei o rolo. A tinta para azulejo é uma ótima opção para quem quer reformar sem gastar muito, desde que você mesmo pinte, pois a mão de obra para pintar a casa está bem cara. Eu utilizei uma lata inteira na cozinha.

Durante...

 Usei polibril para polir a pia...

Usei tecidos adesivos para quebrar o branco. Eles são feitos com um tecido impermeável à venda na Flok (www.tecidoadesivo.com.br)





Eu fiz um vídeo com todo o processo, assistam e amanhã coloco as fotos do antes e depois da lavanderia...bjosss

 

55 comentários:

Felipe D'Onofrio disse...

Ficou muito legal, adoro as suas ideias, Parabéns.

Nina disse...

Oi Natália,
Que lindo que ficou!
Adorei o tecido adesivo.
No meu blog, está tendo o Desafio Mostre sua Casa e talvez você queira participar com esse post.
De uma olhadinha lá, vou ficar feliz com a sua participação.
Beijos

Liana Netto disse...

que lindo nat!!!!!!!!!

Maria Marta Marques disse...

Olá adorei a tinta ficou muito boa ampliou o ambiente e os adesivos um show amei, não vejo a hora de ver mais, parabéns ,adoro um antes e depois .bjão
Marta

Juliana Leal Valera disse...

Cara, assisti o vídeo, achei que ficou sensacional!! Quero muito ver essa cozinha linda arrumadinha cheia de móveis! =)

Dadá disse...

Adoro suas reformas. Se tivesse um imóvel p/ alugar, vc seria minha inquilina.rs. bjs
dadá

Viviane Floriano. disse...

Nossa, q diferença. rss Me deu até um ânimo agora, quem sabe faço isso pra deixar o ambiente um pouco mais com minha cara, rss. O ruim do aluguel é isso.. Mas a gente vai se virando como pode né!? Parabéns, adoro seu blog. Não vejo a hora de ver já mobiliada. hehe'

Natália disse...

Oi Gente!!! Que bom que gostaram, tem muito mais, estou com muita dor no braço e no corpo todo, só esta semana fui pedreira, eletricista, designer, decoradora e tive que usar toda a criatividade para dar um jeito na casa, está faltando tempo para postar tudo que já fiz, mas está tudo registrado e assim que sobrar um tempinho, coloco tudo aqui, tá ficando bem legal... bjos e obrigada pelo carinho.

Flavia disse...

Olá!! Nossa, ficou muito boa a sua pintura!! Não gosto dos azulejos da minha cozinha e comprei exatamente essa tinta para pintá-los, mas fui fazer um teste, a tinta escorreu toda, daí desisti :/
Estou no trabalho, não dá pra ver o vídeo, vou ver de casa! Quem sabe me animo novamente!!
Beijos!!

Nubia fonseca disse...

Menina quanto trabalho! ta ficando maravilhoso, parabéns, bjoss.
http://meudocelarnf.blogspot.com.br/

ALMA NO TEMPO disse...

Nat, estou adorando acompanhar suas transformações!!
Estou na busca de uma casa e toda vez que vejo azulejos implorando por transformações eu lembro de vc, hehe...

Não deixe de postar suas novas proezas estou ansiosa para conferir!!
Boa sorte na nova morada!!

Natália Luz disse...

A primeira mão de tinta fica horrível, dá até medo, mas é preciso esperar secar e só na segunda mão você notará a diferença. Para não escorrer a tinta, tire o excesso de tinta do rolo e passe uma fina camada na parede, é preciso fazer desta forma e não pular etapas, caso contrário escorre mesmo, a primeira vez que pintei, na casa anterior, aconteceu isto, mas desta vez fiz como nas instruções da lata de tinta e ficou perfeito... e não se esqueça de limpar bem os azulejos antes. Bjos

Juliana disse...

Natália, você lixou os azulejos??? É que vi nas orientações para limpar e lixar a superfície... Beijo e parabéns pelo trabalho! :)

Natália disse...

Oi Juliana, não lixei pois a superfície estava uniforme, você deve lixar caso haja imperfeições. bjos

Nessa Melo disse...

Tava aqui pensando... não sei se tu já te mudou, mas caso ainda não tenha mudado, podia nos mostrar como está deixando o AP antigo né? Pelo que vi o próximo inquilino vai ficar bem feliz... hehe...
Amei o blog... olho e reolho o tempo todo... hehe
Beijão!
Nessa

Carla Nascimento disse...

Ficou ótimo, fiz um post no blog sobre o que quero fazer no meu banheiro é exatamente isso que quero! Você será mais uma inspiração!!

beijos

Carla - http://www.umlarparaamar.com.br

Marcelle disse...

Ola Natalia, minha cozinha e banheiro são com essas cores horriveis tb acredita? Vou arriscar pintar a cozinha mas ainda tenho medinho quanto a durabilidade da tinta na parede do banheiro. Ja li muito sobre e a maioria diz que descasca em áreas molhadas... o que vc acha? Na sua outra casa vc usou essa mesma tinta no banheiro? Teve problemas? Beijos e parabéns pela disposição e carinho com seu lar!

Djuli disse...

Tem uns 2 meses que venho acompanhando seu trabalho, PARABÉNS é muito criativa! Só uma pergunta... Qual é o nome da música que faz trilha no seu vídeo?? Eu amei!

Natália Luz disse...

Oi Djuli,obrigada.
No final de cada vídeo tem os créditos com as músicas...
No vídeo da cozinha a música é da banda Alabama Shakes, o nome da música é Always alright! :)

Natália Luz disse...

Marcelle, a tinta epóxi, por ser mais grossa tende a descascar com mais facilidade na área do box, mas a tinta acrílica pra azulejo é bem mais resistente neste ponto, como eu já pintei com as duas, recomendo a última. E muito cuidado na limpeza, o jeito que você limpa vai determinar a durabilidade também, nada de bombril e produtos abrasivos. Seguindo as instruções do fabricante e limpando direitinho, acredito que dá pra manter a área do box sem descascar com uns dois anos ou mais. Você pode entrar em contato com o fabricante para informações mais precisas. Já a área fora do box, fica ótima, só limpar com cuidado. Bjos

Nessa Melo disse...

Natália!
Onde tu comprou aquela barra de porta trecos? Qual o comprimento dela?
Tô louuuuuucaaaaa pra ver as fotos de tudo pronto!

Natália Luz disse...

Oi Nessa, comprei na telhanorte! bjos

Naiara Archanjo disse...

Oi Natália! Parabéns a cozinha ficou linda! Uma dúvida, vi desse adesivo pra comprar, uma folha tem 0,50 por 1m, correto? Quanto você usou? Qual a medida de cada quadradinho?

Cada post seu eu me apaixono!

Luciana Camargo disse...

Preciso urgente de ajuda! Comecei a pintura da minha cozinha com uma sobra de tinta branca que eu tinha em casa (acrílica para parede / 1 demão). O resultado não foi lá essas coisas. Mas, agora que vi seu lindo trabalho, gostaria de tentar essa tinta para azulejo, já que a epóxi está fora do meu orçamento. O que fazer? Posso passar por cima da tinta que eu já tinha aplicado? Ou será preciso remover tudo primeiro (#meo#deus#)? Socorro!!!

Natália disse...

Luciana, acho que se as duas tintas forem acrílicas e à base de água, deve dar certo pintar por cima, mas não sou "expert" nisto, estão melhor fazer um teste, pinte uma fileira antes e veja o resultado, espero que dê certo, mas pra garantir o acabamento eu retiraria a tinta com aguarás e pintaria só com a tinta de azulejo. Você pode entrar em contato com o SAC da tinta para azulejo e eles podem orientá-la melhor! bjos

Natália disse...

Naiara,a medida é esta mesmo! Cortei quadradinho por quadradinho, ele tem aproxidamente 13x13cm, um pouquinho menos do que os azulejos comuns (15x15cm), como eu pintei o azulejos de branco não ficou tão aparente a diferença de tamanho, fiz assim, pois ficava mais conta do que comprar os adesivos em formato de azulejo, já que são vendidos avulsos, e achei mais bonito também.
A ideia inicial era colar o rolo inteiro, sem recortes, mas um rolo estava com as imagens tortas, precisei cortar.
Antes de comprar, peça para as vendedoras abrirem a embalagem, se não quiserem abrir, troque caso as imagens estejam tortas. Precisei de 2 rolos de 1m por 0,50.
bjos

Pamela Carso disse...

Oi Natália, quero saber quantas latas de tinta você usou :) e de quantos litros cada rs

ficou ótimooooo

Natália disse...

Oi Pamela! Usei uma lata de 3,6l. Deu a conta certinho para cozinha, mas antes de comprar veja quantos metros de parede, no verso da lata, tem certinho quanto rende! Assim, não compra tinta a mais, nem a menos! Bjos

Anônimo disse...

Oi adoro seu blog,tenho um piso de cerâmica na cozinha que esta manchado , será q eu posso pintar com essa tinta??

Natália disse...

A de azulejo vai riscar com certeza, mas existe uma específica para piso, muito mais barata, informe-se em lojas de tintas e materiais de construção. Eu comprei uma da sherwim-wiilians, piso premium e vou pintaro chão da minha lavanderia, depois coloco tudinho aqui.

Camila Cabral disse...

Oi Natália, adorei seu post!! Estou fazendo uma reforma "barata" em casa,cobrindo meu armário de cozinha com contact, vendo idéias de organização para cozinha pequena... Porém meu azulejo é uma lástima e de todas as pesquisas que fiz, achei que o melhor custo benefício é essa tinta novacor azulejos.
Mas gostaria que você me desse uma ajuda...
...como é o cheiro dessa tinta? É muito forte? Sai rápido o cheiro?
Acabei de ter bebê, estou louca prá pintar meu azulejo, mas estou com medo de ser aquelas tintas cujo o cheiro incomoda até o vizinho.
Ah!!! A propósito, qual o tipo de rolo vc usou? Sintético, lã de carneiro?

Ansiosa pela sua resposta, porque assim que vc me passar essas informações, corro prá comprar!!!

Bjs e parabéns!!

Natália disse...

Oi Camila!
O cheiro é fraco porque a tinta é a base de água, pode ficar tranquila. Eu usei rolo sintético por ser mais barato. Mãos à obra. bjossss

Giselli Pawlowsky disse...

Adoro este blog. Venho sempre buscar idéias. Porém me pintou uma dúvida: no banheiro da sua primeira casa antes de pintar o azulejo, vc passou rejunte primeiro em tudo. Já na cozinha, vc já pinta mesmo tudo , inclusive se preocupando em pintar tambem o rejunte. É porque vc concluiu que na vdd não precisa mesmo usar o rejunte antes e já dá pra fazer tdo com a tinta? Vou fazer isso no meu banheiro e queria saber qual o melhor resultado... beijos.

Natália disse...

Oi Giselli, obrigada!!! Deixa eu explicar, no primeiro banheiro passei rejunte em boa parte do azulejo,tudo antes da pintura. Depois pintei o azulejo e o rejunte. A tinta cobre os dois. Você não precisa fazer isto caso o seu rejunte esteja firme, caso esteja com falhas e não faça, ficará um buraco no local, deu pra entender? bjos

Léa disse...

Muito linda, parabéns..........

Ana disse...

Natalia gostaria de saber se em azulejo daqueles tipo cinza bem escuro mesmo, será que pega tinta branca? vou me mudar para uma casa e o banehiro é HORRIVEL , com esses azulejos horrendos! se pegar certo que vou fazer assim!

Fer Abreu disse...

Oi Natália, adoro seu blog e suas dicas pena que vc tá sumida!! :(
Preciso tirar uma duvida, vou reformar minha casa mas, não vai sobrar dindin pra trocar os pisos e eu queria mto pintar só o rodapé de branco, será que dá certo? Qual a textura que fica no azulejo? Pq meu medo é que fique mto difícil de limpar (Coisas de dona de casa rs)
Bjs meu email é fer_abreu22@hotmail.com

Natália Luz disse...

Oi Fer! Eu acho uma boa ideia, tentaria se fosse voce, se o rodape for de ceramica como o azulejo voce pode usar a tinta de azulejo, mas se for de madeira, pinte com tinta esmalte, sinceramente, eu nao sei como ficara, mas vale tentar, a limpeza e tranquila, mas qualquer atrito a tinta descasca. Bjosss espero ter ajudado

Anônimo disse...

Olá, preciso pintar minha cozinha e estou com uma dúvida enorme... você recomenda a tinta acrílica ou a epóxi base água? Li muito sobre as duas tintas e ainda não cheguei a uma conclusão.
beijinhos!

Natália disse...

Tinta acrílica para azulejos, com certeza.

Fernando Silva Pereira disse...

Boa noite, Natália. Vc no texto diz que usou a tinta acrílica pq seria mais barata que a epoxi base água. Tem algum outra vantagem, tipo a pintura com tinta acrílica fica mais lisa??
Pintei recente minha cozinha com Epoxi base agua da Suvinil. A cor ficou boa, brilha e tudo, mas pensei que ficaria mais lisinha como um azulejo.

Rosane Depiante disse...

Olá, Natália! Tenho uma dúvida, na verdade várias... ahahahah. Voltarei a morar em minha antiga casa e o piso e os azulejos são velhos. Não tenho dinheiro no momento para trocá-los, então gostaria de saber se as tintas para o azulejos cobrem bem os relevos que eles tem. Também gostaria de saber se o piso vinílico é uma boa opção para o piso.
Beijos e super obrigada!

juliana luciano disse...

Gostaria de pintar a minha cozinha pois o azulejo e antigo.
Por ser cozinha tem durabilidade.
Me responda por favor.

Natália disse...

A última pintura na cozinha tem quase quatro anos e ainda está perfeita. No banheiro, a parte externa está ok! A única parte que desgasta e ė preciso manutenção é a área interna do box.

Natália disse...

Cobre o relevo sim. Se olhar bem pertinho da pra perceber mas o resultado ė muito bom. Sim, o piso vinilico é uma ótima opção.

Natália disse...

Acrílica para azulejos.

Natália disse...

Demandará mais demãos e o mesmo procedimento para pintar paredes escuras, mas funciona sim.

Natália Matos disse...

Essa casa é alugada? Depois você poderá tirar a tinta e deixar como antes?

Natália disse...

Eu peço sempre autorização antes, porque não quero ter o trabalho de desfazer a pintura, mas dá sim. Com algum solvente, descascando, dá muito trabalho. Peça autorização!

E S Consultoria e Arte disse...

Adorei seu blog e seu trabalho. Parabéns.!

Ana Carolina Souza disse...

Boa noite, será que poderia me ajudar? O apartamento que aluguei tem a cozinha e o banheiro pintados com tinta. Gostaria de colocar adesivos para azulejo e cima dessa pintura, é possível? E depois para tirar, será que estraga muito a pintura? Agradeço desde já, Ana

Natália disse...

Oi Ana, esses adesivos que coloquei são de tecido e não estragam a pintura. Pode aplicar. Eu fiz o mesmo no banheiro aqui de casa, eles também não descolam com a umidade, eu vou fazer um post no próximos dias mostrando os do banheiro, já tem 2 anos e continuam bem firmes. Bjos

Ana Carolina Souza disse...

Oi, agradeço sua resposta e te pergunto outra, caso você saiba.
Nesse apartamento, como disse, descobri que as paredes do banheiro e da cozinha já foram pintadas por duas vezes. Sei disso pois a tinta mais superior, em alguns locais está descascando e é possível ver a tinta inferior. Como essas duas tintas são foscas e eu gostaria de algo com mais cara de azulejo, gostaria de pintar com tinta brilhante. Posso usar uma tinta comum, visto que eles já estão pintados ou sou obrigada a usar uma tinta especifica para azulejo, apesar de não ter base azulejada?
Fico no aguardo, Ana Carolina.

Natália disse...

Ana, provavelmente usaram tinta comum e por isso estao descascando. Se eu fosse voce, compraria tinta para azulejo, existe no mercado tinta com acabamento brilhante como voce quer. Boa reforma :) Beijos

Unknown disse...

Adorei teu trabalho!
Irei fazer pq enjoei do meu banheiro.
Será que posso colar papel contact para os detalhes tipo ladrilhos?
Vc preencheu os rejuntes antes de pintar?

Obrigada.
Letícia.